Artigo: Delegar tarefas

Delegar tarefas é essencial para o bom andamento do trabalho, isso não significa abandonar suas responsabilidades, mas sim um ato de desenvolver o bom andamento do trabalho, tornando a confiança entre liderança e liderados.

Quando não há delegação, pode ocorrer o acúmulo de tarefas, havendo sobrecarga de responsabilidades em uma só pessoa, prejudicando o crescimento do seu negócio.

Ao delegar tarefas, é importante definir prazos a serem entregues, determinando as prioridades das entregas. Podemos contar com o auxílio de um método fácil, chamado de 5W2H. Mas o que significa este método?

Fonte: freepik

 

O método 5W2H significa, em inglês:

·        What (O que será feito)?

·        Why (por que será feito)?

·        Where (onde será feito)?

·        When (quando será feito)?

·        Who (por quem será feito)?

·        How (como será feito)?

·        How much (quanto vai custar para fazer)?

Essa metodologia tem como objetivo corrigir planos de ação e gerir projetos, respondendo as 7 perguntas acima que compõem o framework, os grupos conseguem maior objetividade sobre as tarefas a serem desenvolvidas.

Outro ponto importante é que os documentos a serem utilizados precisam ser compartilhados com os membros da equipe, para acessos das informações. Desta forma, o 5w2h tem a finalidade de funcionar como checklist, pois assegura o planejamento das ações sejam eficazes, traçando as melhores resoluções.

 

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Entenda como delegar tarefas

As tarefas precisam ser delegadas para a equipe a fim de não sobrecarregar apenas um integrante, que na maioria das vezes é o líder, o que resulta em sobrecarga. 

Assim, é de extrema importância que as tarefas sejam distribuídas, e que os colaboradores entendam a importância do trabalho a ser executado com responsabilidade, e o líder distribua as informações necessárias.

Desta forma a equipe se sente mais motivada, confiante para executar com clareza o trabalho, e assim o colaborador poderá desenvolver suas habilidades. Os gestores, quando delegando as tarefas, conseguem tempo para analisar de forma detalhada as estratégias para crescimento da empresa.

 

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As informações precisam ser passadas de forma adequada, comunicação assertiva é essencial, assim como esclarecer as dúvidas estando a disposição para explicar e organizar o planejamento, estabelecendo prazos, metas, objetivos a serem cumpridos.

Além das instruções informadas, é importante antecipar o problema, pensando o que pode sair errado, e a solução a ser tomada, para que o objetivo seja alcançado, da melhor forma possível. 

Tudo saiu como o planejado? De seu feedback, para que o colaborador saiba como foi o andamento, e que possa melhorar para os próximos, afinal todos temos algo a melhorar. 

 

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Entender de forma adequada como delegar tarefas, promove satisfação da equipe, além de estimular aos colaboradores e os motivar, sinalizando os pontos de melhoria e exaltando os resultados positivos. Com isso a equipe alavanca resultados cada vez maiores.

Nosso post o ajudou a entender como delegar funções e ajudar os colaboradores a se desenvolver?

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