Artigo: O crescimento do marketing digital pós-pandemia

A pandemia de Covid-19 chegou e fez com que o mundo mudasse muito. Com um grande abalo no cenário econômico, a busca por alternativas foi necessária, e as empresas precisaram se adaptar ao novo cenário, no qual o isolamento social era a indicação.

Nosso novo mundo pós-pandemia fez com que os consumidores passassem a priorizar novos canais de compra virtual, como os e-commerces, aumentando a frequência de compras on-line.

O aumento no marketing digital no Brasil, em 2021, foi 74,2% maior em comparação com os anos de 2019 e 2020. Com isso, os canais e-commerce passaram a usar estratégias de marketing como forma de impulsionar o crescimento dos negócios.

Muitas mudanças já estavam a caminho, mas a pandemia fez com que tudo precisasse ser acelerado. Afinal, o mundo encontrava-se em uma situação nunca vivida antes, em que diversas adaptações tornaram-se indispensáveis.

Como o marketing digital é uma espécie de via que liga o consumidor até determinado produto, a estratégia digital teve que mudar. O fechamento das cidades fez com que o mundo se obrigasse de vez a entrar no digital para garantir a sobrevivência, tanto no aspecto social, quanto profissional.

O trabalho home-office ficou evidente, fazendo os profissionais se adaptarem ao novo cenário, e com isso, houve a aposta nos sites e redes sociais como estratégia de venda, surgindo uma solução para gestores de pequenas, médias e grandes empresas.

No pós-pandemia, a presença digital se fortaleceu, e com isso algumas tendências no cenário devem permanecer, sendo:

Aumento das compras pela internet;

Formas de atendimento on-line, como atendimento psicológico, telemedicina, e reuniões corporativas;

A loja física se funde com o online;

Desta forma as empresas devem encarar os consumidores híbridos, ou seja consumidores físicos e digitais.

Com isso, as ações do marketing digital estão mais focadas em melhorar a experiência dos usuários, colocando-os como figura central das estratégias. 

Entender quem é seu cliente para oferecer o que ele realmente precisa é o que gera excelentes resultados. Para isso, o marketing digital conta com o auxílio das plataformas, como o Google e Facebook, que oferecem dados que ajudam a entender o público consumidor e pensar em estratégias cada vez mais assertivas. 

Com isso, é possível estabelecer a ponte necessária para um bom relacionamento e identificação. O momento é de melhorar a experiência e personalizar o atendimento. 

Quando uma marca entende o seu papel e é guiada por um propósito à sociedade, ela se fortalece.

Mesmo com todo processo de automatização para facilitar o atendimento, não podemos esquecer que pessoas são pessoas e gostam de conexões reais. 

Assim, é importante o olhar empático, atendimentos personalizados, bem como como agilidade e eficiência, fazendo com o que a relação entre marca e cliente ganhe cada vez mais relevância. 

Portanto, o marketing digital pós-pandemia trouxe algumas tendências que estão evoluindo, com diferenças consideráveis dos praticados antes do coronavírus, e essas tendências são sinais que vieram para ficar, por isso se adaptar e entender cada vez mais desse novo cenário, é importante para se antenar e estar sempre atualizado. 

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